Conhecendo a AQUASIS

Ontem, dia 22 de março de 2010, os estudantes da turma 2010.1 do Curso de graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizaram uma aula de campo que incluiu uma visita técnica a AQUASIS (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos), localizada no SESC Iparana.
Turma 2010.1 Ciencias Ambientais. (Foto: Ana Graça)

Os alunos puderam conhecer a essência do trabalho desenvolvido pela associação, que atua em diversos setores através de uma variedade de programas: 
  • Programa de Bioeducação, que busca mudanças de atitude para tornar a nossa sociedade mais sustentável, dá suporte a projetos de conservação, e possui uma linha de atuação ligada à educação de jovens chamada "Brigada da Natureza", da qual pode ser citada como atividade desenvolvida o viveiro de mudas.

    Viveiro de mudas.
    • Programa de Biodiversidade, que procura conhecer as espécies que ocorrem na região, sua biologia e estado de conservação, e desenvolve iniciativas para a conservação das espécies mais ameaçadas e seus ambientes.
    •  
    Periquito cara-suja, um dos projetos de conservação da Biodiversidade realizado pela AQUASIS desde 2006, ocorre em Matas secas e úmidas montanas do bioma Caatinga.
      • Programa de Gestão Ambiental Integrada, que conduz um planejamento integrado das ações, dando suporte aos projetos de conservação com espécies ameaçãdas e áreas prioritárias, e procurando integrar políticas públicas e instrumentos de gestão ambiental como Unidades de Conservação.
      • Programa de Administração e Desenvolvimento Institucional, que auxilia equipes técnicas na logística e gestão financeira dos projetos de conservação, além de zelar pelo patrimônio, fortalecer os recursos humanos, e contribuir com o planejamento das ações de conservação.
      • Programa de Mamíferos Marinhos, que atende encalhe de mamíferos marinhos em todo Litoral do Ceará- como membro da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE)- e mantém um Centro de Reabilitação voltado para pequenos cetáceos e o peixe-boi marinho, realizando ações de resgate, reabilitação e soltura. Conduz projetos de pesquisa e ações para a conservação dos mamíferos e seus ambientes.
       Joana, terceiro encalhe de filhote de peixe-boi marinho vivo registrado no mês de março, foi resgatada no litoral leste do Ceará e está em recuperação no Centro de Reabilitação, na AQUASIS.

      Para saber mais sobre a AQUASIS CLIQUE AQUI!


        0 comentários:

        Postar um comentário

        Nós e o Meio Ambiente agradecemos sua visita! Qualquer sugestão nos informe: ecosdagaia@gmail.com.br

        Nós Somos o Mundo!!!

        "Quando percebemos a fragilidade da vida, e como dependemos de tudo, só podemos nos curar, e aos outros, com amor... nós somos o mundo!"